XSane encontra scanner apenas como root. Como resolver?

Cenas clássicas: você tem um  scanner ou multifuncional e, ao instalar o XSane, ele não consegue encontrar seu dispositivo; pior, ele até encontra-o apenas como root, mas o próprio programa mostra uma mensagem dizendo que isso não é recomendável. O que fazer?

Quando o XSane encontra o scanner apenas como root é porque o usuário não está nos grupos necessários para que ele tenha permissão de usar o scanner. Para resolver isso, a princípio, basta adicionar seu usuário ao grupo scanner. Se sua distribuição tem um gerenciador gráfico de usuário, faça por ele; se não tiver, abra a linha de comando e digite:

sudo usermod -a -G scanner seuusuario

Onde seuusuario deve ser substituído pelo nome de seu usuário. Note a fundamental importância de digitar-se -a antes de -G, senão o usermod vai tirar você de todos os grupos e colocá-lo apenas no grupo scanner – e não queremos isso.

Reinicie e tente usar o XSane. Se ele ainda reclamar de que o scanner não foi encontrado, adicione seu usuário aos grupos lp e saned:

sudo usermod -a -G lp,saned seuusuario

Se ele reclamar que algum desses grupos não existe – no meu caso ele reclamou do saned, crie-o com o comando groupadd nomedogrupo e repita o comando. Reinicie e veja que, agora, o XSane vai encontrar seu scanner numa boa.

Outra coisa que pode acontecer é o XSane mostrar uma caixa de alerta falando sobre um erro de permissão quando você for sair do programa. Isso geralmente acontece porque os arquivos de configuração do XSane na sua pasta pessoal ficam com o usuário root como dono. Para resolver, volte mais uma vez à linha de comando e digite:

sudo chown -R seuusuario:seuusuario ~/.sane/

E, agora, você deverá poder escanear à vontade 😉 .

Esse post foi publicado em Aplicativos Linux, Dicas e Tutoriais Linux, Linux e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para XSane encontra scanner apenas como root. Como resolver?

  1. Fábio disse:

    Maninho naum funcionou para mim

  2. Juliano dos Santos disse:

    O meu tbm não funciona. A mensagem de erro é “Erro durante leitura. Erro durante operação de E/S com o dispositivo. Meu sistema operacional é ubuntu 12.04 LTS e minha multifuncional é canon Mp 250. Reconhece o dispositivo, mais na hora de digitalizar dá este erro. Sou leigo no sistema ubuntu, apesar de utilizar ele a 6 anos ainda apanho um pouco quando preciso instalar equipamentos novos. Desde já obrigado pela atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s